data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Professores de 11 escolas da rede municipal de Santa Maria estão participando de uma formação diferente. Eles estão se capacitando para implementar, nas instituições de ensino, o Programa Lions Quest, coordenado pelo Lions Club.
A iniciativa busca unir a escola à família e à comunidade, visando estimular o desenvolvimento de crianças e adolescentes. O foco são as turmas de 7º ano do Ensino Fundamental, abrangendo cerca de 230 estudantes.
Para aplicar o conteúdo e a metodologia adotados pelo programa, os docentes das escolas selecionadas estão recebendo orientações e material específico. Os encontros ocorrem até esta sexta-feira, na sede do Sest/Senat.
Segundo a assessoria do Lions Quest em Santa Maria, durante a capacitação, os professores são preparados para desenvolver o programa pedagógico. Isso inclui criar ambientes propícios para o desenvolvimento de três habilidades básicas: desenvolvimento pessoal (autoestima, disciplina), adolescência (atitudes positivas, respeito, responsabilidade) e ação (relação com a comunidade, voluntariado).
Foram selecionadas as escolas Diácono João Luiz Pozzobon, Júlio do Canto, Maria de Lourdes Castro, Major Tancredo Penna de Moraes, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, João Pedro Menna Barreto, Lívia Menna Barreto, Fontoura Ilha, São Carlos, Dom Luiz Victor Sartori e Pão dos Pobres Santo Antônio. A escolha foi feita com base em parcerias com os Lions e pela localização em regiões de conflitos sociais.